opinião em PAUTA

Pódio Musical

O Pódio Musical irá ranquear semanalmente aquelas que considero as três melhores músicas das produções audiovisuais que mais marcaram a minha vida, e talvez também a sua.


Lady Gaga em cena como Ally, em Nasce Uma Estrela. Foto: Divulgação / Página do Facebook A Star Is Born / Warner Bros.

Pódio Musical: três canções emocionantes de ‘Nasce Uma Estrela’

Filme, em cartaz no circuito comercial desde 11 de outubro, traz ótimas performances de Lady Gaga e Bradley Cooper

Postado em 19/10/2018 por

Brazil, I’m devasted. Sério, peço perdão aos fãs da artista, mas não consigo expressar melhor a experiência de ter ido ao cinema assistir Nasce Uma Estrela do que com a memética frase dita por Lady Gaga quando cancelou o seu show no Rock In Rio.

Neste segundo texto da coluna Pódio Musical eu não poderia deixar de fora a principal estreia dos cinemas brasileiros entre os filmes que entraram em cartaz no dia 11 de outubro. Estrelado pela cantora e por Bradley Cooper, que também dirige o longa, o filme cumpre seu papel. Elogiado pela crítica especializada, A Star Is Born, em seu título original, traz intensidade, sentimentos e muita música ao longo de 136 minutos.

Fica a dica: beba com responsabilidade e atenção – spoiler alert!

A história, que está em sua quarta versão cinematográfica, une muito bem os números musicais e a carga dramática do roteiro – inclusive, recomendo que você não ouça as músicas antes de assistir ao filme. Bradley Cooper surpreende como o rockstar country Jackson Maine. Lady Gaga coloca em prática seu talento em atuação, já apresentado na série American Horror Story, como a aspirante a cantora Ally.

A forma como a carreira musical dos dois personagens se encontram, se misturam e se separam leva o espectador a um desfecho lindo, emocionante e reflexivo. Afinal, após mais uma mobilização acerca do suicídio durante o setembro amarelo, ainda é preciso dar atenção aos problemas que a fama, o álcool e as drogas causam em nossos queridos ídolos.

Aproveitando todo o hype do filme, confira três momentos marcantes do longa e as músicas que os acompanham. Ahh, vou avisar novamente, spoiler alert!

3º – A estreia solo de Ally

Música: Always Remember Us This Way
Artista: Lady Gaga

Foi muito difícil decidir qual música colocar aqui. São tantas músicas incríveis neste filme, que quase fiz um top 10. Mas para não bagunçar o rolê na segunda semana, vamos manter o Pódio. Em terceiro lugar, cito a primeira vez em que Ally (Lady Gaga) se apresentou sozinha, como a estrela do palco. Na ocasião, ao término do show de Jackson Maine (Bradley cooper), o cantor a convidou para fazer o bis do show com uma canção inédita.

No piano e na voz, a personagem de Gaga performa a bela Always Remember Us This Way. Composta pela protagonista ao lado de Natalie Hemby, Hillary Lindsey e Lori McKenna, a faixa fala sobre o amor entre Jack e Ally. No filme, esta é a derradeira performance de Ally antes de ser contatada por um empresário, interpretado por Rafi Gavron, que a leva para uma gravadora.

 

2º – O Tributo a Jackson

Música: I’ll Never Love Again
Artista: Lady Gaga e Bradley Cooper

A última cena de Nasce Uma Estrela me derrubou. Chorei de soluçar na sala de cinema, algo que só havia acontecido comigo quando Andy brinca com Woody, Buzz e os demais brinquedos pela última vez, em Toy Story 3. Após a trágica morte de Jackson (eu avisei que tinha spoiler), Ally recompõe suas forças em um lindo tributo ao marido performando I’ll Never Love Again, a inédita canção que, na ficção, foi escrita pelo cantor para a amada antes dos eventos que desencadearam sua internação em uma clínica de reabilitação e seu suicídio. Flashbacks da relação entre os músicos durante o filme e um trecho do personagem de Bradley Cooper cantando apenas para Lady Gaga são colocados durante a apresentação.

Apesar de todo o faz de conta da produção, para mim, foi impossível não sentir que estava diante de uma homenagem real a um músico real. Principalmente com o histórico de ídolos pessoais que cometeram suicídio nos últimos cinco anos.

Na vida real, a música é creditada para Lady Gaga, Natalie Hemby, Hillary Lindsey e Aaron Ratiere. A letra fala sobre perder alguém que amamos. O título é bem auto-explicativo.

 

1º – O dueto

Música: Shallow
Artista: Bradley Cooper e Lady Gaga

No inicio do filme, quando os personagens de Cooper e Gaga se conhecem, ele a convida para ir ao seu show que aconteceria no dia seguinte. Sem ter uma confirmação da moça, o rockstar cria uma melodia para uma letra que ela havia mostrado para ele e a chama no palco para cantarem juntos. Insegura, a protagonista até reluta, mas sobe, e fazem uma apresentação emocionante, intensa, calorosa, fantástica, extasiante e qualquer outro elogio que você queira usar. Pois bem, inexplicavelmente lágrimas começaram a saltar de meus olhos, nunca havia chorado em um cena feliz de filme. Talvez seja a letra, que fala sobre preencher o vazio interior.

Se ainda é incerto falar que Bradley Cooper concorrerá ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Ator, Lady Gaga a Melhor Atriz e Nasce Uma Estrela a Melhor Filme. O mesmo não pode ser dito para Shallow, que parece fadada a receber o prêmio de Melhor Canção Original. Eu aposto na vitória de todos os citados, pode me cobrar.

Lançada como primeiro single da trilha sonora, a faixa foi escrita por Andrew Wyatt, Anthony Rossomando, Lady Gaga e Mark Ronson. No Spotify, a música já alcança a expressiva marca de 39 milhões de audições, 2 mi a menos que o alcançado pelo clipe da mesma no YouTube.

O videoclipe apresenta cenas de vários momentos do filme. Confira:

 

Considerações finais: momento showlivre.com

Para finalizar, a cada texto irei indicar uma apresentação que rolou em algum dos programas da casa que se encaixa, de forma direta ou forçada, rs, com o tema. Se neste eu falo de Nasce Uma Estrela, protagonizado por Lady Gaga e Bradley Cooper, recomendo que você assista: Gloria tocando Bad Romance no Estúdio Showlivre:

 

+ Pódio Músical:

#1 – três canções emblemáticas de Friends


Funcionário mais legal do showlivre.com, publicitário formado, geek de coração e 99% emo (só falta a franja). Amante declarado da arte de comer Batata Frita.

Elenco principal de ‘Friends’. Divulgação / Warner Channel Brasil no Facebook

Pódio Musical: três canções emblemáticas de ‘Friends’

Na estreia da coluna, confira músicas que marcam as dez temporadas da série

Postado em 08/10/2018 por

Olá, minha amiga e meu amigo. How you doing? Sejam bem-vindos à coluna Pódio Musical. Neste espaço, com atualizações semanais, pretendo ranquear canções que considero as melhores das produções audiovisuais que marcaram a minha vida – e talvez também a sua!

Antes de começar, fica a dica: Este texto fica delicioso se o leitor estiver tomando café.

Você sabia que o mês de setembro é especial para um grupo de amigos nova-iorquinos adorados por uma legião de pessoas pelo mundo afora?

Eu poderia estar falando de bandas locais, como Beastie Boys ou Strokes, mas estou me referindo à turma formada por Monica (Courteney Cox), Rachel (Jennifer Aniston), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LeBlanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer), os protagonistas de Friends.

Há 24 anos, em 22 de setembro de 1994, a turma que se reunia para conversar e tomar café no Central Perk, uma aconchegante cafeteria fictícia da sitcom, estreava pela NBC, uma das principais emissoras da televisão aberta norte-americana. Considerada uma das mais famosas séries da televisão em âmbito mundial e que ganha mais força ano após ano graças às reprises e ao streaming, verdadeiro fenômeno da cultura pop, Friends tornou-se matéria obrigatória para todos que se aventuram na internet. A infinidade de memes que utilizam cenas e frases do programa são exemplos disso.

Sem enrolação, para não esfriar o café, confira três momentos marcantes do seriado que não seriam a mesma coisa sem as músicas. Ahh, spoiler alert.

3º Lugar – Abertura de todos os episódios

Música: I’ll Be There For You
Artista: The Rembrandts

Não há como falar de música em Friends sem citar a composição que abre todos os episódios da série. I’ll Be There For You tornou-se a música mais conhecida do The Rembrandts, duo formado por Danny Wilde e Phil Solem, que escreveu a música em parceria com David Crane e Marta Kauffman, produtores da sitcom, Michael Skloff, marido de Kauffman, e a compositora Allee Willis.

A banda não tinha pretensão de ficar famosa com a faixa. Que inclusive fora gravada originalmente apenas para a abertura do programa, no formato de 45 segundos que acompanha a introdução. No entanto, quando uma rádio de Nashville, Tennessee, começou a tocar uma versão em que repetia os 45 segundos iniciais por três minutos, ganhando aprovação do público, a East West Records, gravadora do duo na época, solicitou que a banda finalizasse a canção para lançar no próximo álbum. E sabe como é, se o chefe pede…

A música foi o primeiro single de LP (1995), terceiro álbum dos Rembrandts, e fala sobre o cotidiano de um jovem adulto que recebe o apoio de um amigo. No videoclipe, vemos a banda tocando em um estúdio e sofrendo com as interrupções dos atores principais da comédia.

Veja o clipe oficial da faixa e logo depois a versão da abertura do primeiro episódio:

 

(Aposto que 90% das pessoas que clicaram em um dos vídeos bateram palminhas durante a reprodução.)

2º lugar – Todas as vezes em que Phoebe canta esse som

Música: Smelly Cat
Artista: Lisa Kudrow

Tão marcante quanto a abertura, Smelly Cat é a música que a personagem de Lisa Kudrow, Phoebe Buffay, mais canta em suas apresentações no Central Perk. A primeira aparição da canção ocorreu no sexto episódio da segunda temporada, The One With The Baby On The Bus. Na ocasião, a personagem de Kudrow ensina Chrissie Hynde, vocalista dos Pretenders e atriz convidada do capitulo, a tocar a faixa. Chrissie interpretava uma cantora que tomava o posto de Phoebe na cafeteria. Ao longo das temporadas, Smelly Cat ganhou um clipe (The One Where Eddie Moves In [2×17]) e virou jingle para um comercial de gatos (The One With Phoebe’s Ex-Partner [3×14]).

A letra foi escrita por Betsy Borns, roteirista do episódio em que a canção fez sua estreia. Ela se inspirou em seu cachorro, mas foi convencida a trocar o personagem da música para um gato por soar melhor comercialmente. Lisa Kudrow compôs a melodia, com a ajuda de Chrissie. Smelly Cat está presente em Friends Again, segunda trilha sonora do programa a ser lançada. Na coletânea, a faixa é creditada como Smelly Cat Medley, por Phoebe Buffay & The Hairballs feat. The Pretenders.

Assista alguns momentos desse hit maravilhoso:

 

 

 

 

1º Lugar – Despedida de Marcel

Música: The Lion Sleeps Tonight
Artista: Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Matt LeBlanc e David Schwimmer

Entre a primeira e a segunda temporada, um personagem recorrente chamava atenção pela fofura. Marcel, o macaco de Ross, roubou a cena em diversos momentos, como quando ele ligava o rádio para ouvir sua música favorita, The Lion Sleeps Tonight, do The Tokens*, no episódio The One with All the Poker (1×18). Após ser enviado para um zoológico em The One With The Fake Monica (1×21), Marcel volta a aparecer no 12º episódio da segunda temporada, The One After The Super Bowl Part 1, dessa vez como um artista da televisão, trabalhando ao lado do ator convidado, Jean-Claude Van Damme. A turma vai atrás do macaquinho e, para chamar sua atenção, cantam a música que ele tanto gosta. Confira o lindo momento:

 

*The Lion Sleeps Tonight é uma versão em inglês para Mbube, do cantor sul-africano Solomon Linda. Gravada originalmente em 1939, a música foi sendo adaptada ao longo dos anos por diversos artistas, em outros idiomas e recebendo novos nomes. Em 1994 foi utilizado em O Rei Leão, da Disney, tornando-se um sucesso entre a nova geração.

 

Considerações finais: Momento showlivre.com

Para finalizar, a cada texto irei indicar uma apresentação que rolou em algum dos programas da casa que se encaixa, de forma direta ou forçada, rs, com o tema. Se neste eu falo de Friends, uma das mais importantes produções da televisão nos anos 1990, recomendo que você assista: Amigos do Pagode 90 no Estúdio Showlivre.

 

Discorda da minha seleção? Comenta aí o seu Pódio Musical de Friends e vamos debater a respeito. Sugestão para textos futuros? Comenta aí também.